Entrevistas

Allure Junho 2018 com BamBam do GOT7

NADA A ESCONDER

Allure Junho 18 com BamBam do GOT7

Com a finalização dos shows em Seul, são apenas três dias antes do início da turnê mundial. O Bambam que conhecemos, então, estava cheio de vida e alegria. Rindo muito, ele disse: “Eu sou apenas o Bambam”.

style_5afe10cb02f47

Bambam entrou no estúdio vestido de forma descolada em uma jaqueta preta da Saint Laurent. Eu disse a ele que curti o show deles e ele riu de um jeito sincero: “Como foi?”, “Você se divertiu?”, “Em que dia você foi?”, “Nos saímos bem?”. Nós pudemos sentir as boas vibrações dele, que respondeu de imediato fazendo perguntas. Bambam parece sentir que este ano pode ser o seu melhor ano até agora. Ele disse que é grato por tudo, mas parece que a motivação por trás de seu melhor ano é ele mesmo.

Q. Você trouxe o seu gato com você?

BB. Eu o trouxe ao veterinário para uma vacinação e vim direto para cá depois. Estou mostrando ele pela primeira vez hoje. O nome dele é Pudim. As outras crianças se chamam Latte e Cupcake.  A Cupcake é fêmea.

Q. Eles são todos nomes de sobremesas. Você gosta de sobremesas?

BB. Eu não sei. Eu só dei o nome com o que me veio à mente. Ainda não mostrei a Cupcake. Sempre que eu vou para casa, as crianças fazem “miau miau” e vêm correndo – isso é uma enorme fonte de cura para mim.

Q. Gatos são criaturas completamente insensíveis, não são? Mesmo que eles sejam insensíveis, você fica muito em casa?

BB. Eu acho que desde que comecei a criá-los, desde que eram bebês, eles têm realmente muito aegyo. Meus gatos gostam de pessoas. Nos meus dias de folga, assisto filmes com os três gatos e dormimos juntos. Também me reúno com meus amigos em casa. Nós grelhamos carne e comemos. Meus amigos da 97-line se reuniram na minha casa antes de eu preparar Tom Yum Goong (sopa tailandesa de peixe ácida e picante) para eles.

style_5afe10ad06361-782x1024

Q. O show da Eyes On You em Seul terminou anteontem. Você descansou um pouco?

BB. Eu descansei ontem, e já que eu realmente descansei, não me sinto nada cansado. Ontem à noite nós gravamos a música tailandesa que estamos planejando cantar nos shows da Tailândia.

Q. Bambam é conhecido como rei do spoiler? Como surgiu esse apelido?

BB. Eu não era de estragar nada, mas tem muitas vezes que eu acidentalmente digo algo. (risos) Em comparação com os outros membros, também há muitos casos em que digo as coisas antecipadamente.

Q. Que tipo de significado tem esse show para o Got7?

BB. Durante o primeiro show, estávamos nervosos. Foi também quando nos faltou muita experiência de palco. Desta vez, apesar de não sermos “super bons”, acho que podemos mostrar um lado mais desenvolvido em relação ao primeiro show. Nossas habilidades, nosso trabalho em equipe, tudo se tornou mais sólido.

Q. Você fez uma unit com o Jinyoung, certo? A reação dos fãs foi muito intensa.

BB. Você viu as cadeiras que usamos para a apresentação? Eu tive que realmente implorar à equipe de produção para usar essas cadeiras. Eu ficava dizendo que a reação dos fãs seria 100% boa, então continuei pedindo. No começo, eles disseram que seria difícil, mas no final deu certo. Por “melhor qualidade”, uma vez eu fiz uma gravação sem maquiagem e vestido de estudante, assim como o hyung Jinyoung. Ele também já se vestiu de Bambam, com maquiagem e roupas chamativas. Nós decidimos por um meio-termo desta vez. É o meio termo para mim e o hyung Jinyoung.

style_5afe10b6cec22-782x1024

Q. Havia 3 Units no total. Como elas foram escolhidas?

BB. Nós confirmamos o hyung Jinyoung e eu como uma unit primeiro. Nós queríamos mostrar algo novo no show, então se eu tivesse feito isso com o hyung JB, seria a imagem forte/forçada de 2 pessoas. Se eu tivesse feito isso com Yugyeom, a imagem de maknaes seria óbvia, e se eu tivesse feito com hyung Jackson, teria sido um time de rap. Então foi bom me juntar ao hyung Jinyoung, e até os membros disseram que não conseguiam imaginar que tipo de sensação seria. O hyung Jinyoung me disse: “Estou deixando isso para você. Pense sobre isso, trabalhe em algo (a música) e me dê uma resposta”, então essa música surgiu. O hyung Jinyoung estava super nervoso no começo, mas continuei persuadindo ele.

Q. Essas são performances que você só pode assistir nos shows. Que tipo de unit você gostaria de tentar no futuro?

BB. Eu quero fazer com o hyung Youngjae. Isso é algo que você não consegue imaginar, certo? O hyung Youngjae é alguém que não faz rap e só canta baladas, mas assim como fiz o hyung Jinyoung mudar,  acho que posso mudar o hyung Youngjae também. Se o hyung Youngjae se juntar a mim, não podemos fazer baladas, então temos que fazer outra coisa. Já que temos “King” agora, talvez da próxima vez seja “God”?

Q. E se o Youngjae disser que  não vai fazer?

BB. Ele não vai conseguir dizer que não vai fazer. Eu posso apenas fazer com ele o que eu fiz para o hyung Jinyoung desta vez. (risos) O hyung Jinyoungtambém estava desconfortável no começo, mas na última noite do show, ele disse: “Acho que encontrei meu caminho”. Se eu explicar ao hyung Youngjae que tipo de conceito é e como estaríamos performando, ele não vai dizer que não vai fazer. Eu tenho confiança.

style_5afe10c1638c6

Q. Bambam, que estava todo brilhante na primeira noite de show, chorou no último dia? JB também. As palavras que Bambam disse para os fãs se tornaram um tópico de conversa.

BB. O hyung JB chora frequentemente. Eu acho que ele chorou… 5 vezes? Ele continuou chorando, então não consegui entender o que ele disse, mas acho que ele disse algo como o quão bom é ter pessoas para ouvir as músicas que você fez trabalhosamente. Nós somos assim também, mas o hyung JB é alguém que realmente gosta de música, e é por isso que ele faz música, então há uma enorme sensação de felicidade quando você tem ouvintes. Eu chorei pela primeira vez desde o meu debut. Eu não sei que tipo de emoções eu senti, não consigo me expressar. Eu não sei muito bem, mas o que é certo é que chorei porque gosto/sou feliz, não porque sou infeliz/não gosto das coisas. Eu queria dizer aos fãs que espero que eles sejam tão felizes quanto nós. Mas não sei quais foram as reações deles. Para saber isso, eu teria que me assistir (os vídeos dele chorando), mas é constrangedor, então não consigo assistir.

Q. Os membros introduziram muitas ideias para este show?

BB. Nós colocamos muitas ideias. A introdução da abertura também foi nossa ideia. Também a coisa de chuveiro, as apresentações de unit, as camisetas que  usamos para as apresentações de encore, nós também participamos no design delas. Também fomos nós que sugerimos renovar o ahgabong para incluir o bluetooth, e pudemos ver muito bem a partir do palco.

Q. O que você fez depois do show?

BB. Apenas dormi sem pensar. Eu estava cansado dos três dias direto (de shows). Eu queria limpar meu quarto um pouco e tomar cerveja, mas depois de lavar a louça e dar comida aos gatos, fui dormir direto.

Q. Mas ainda assim você lavou a louça antes de dormir! Olhando para o nível do show, não seria estranho se você apenas dormisse com as roupas que estava usando.

BB. Eu não consigo dormir sem tomar banho. Também me sinto muito desconfortável se saio de casa de manhã sem tomar banho. É um hábito desde jovem. E eu não posso compartilhar minha colher, pauzinhos e palha. No passado, houve um período muito conhecido de gripe severa na Tailândia e minha mãe fez disso um hábito a partir de então.

style_5afe10d763459-782x1024

Q. Você voltou para sua cidade natal para o sorteio militar não muito tempo atrás, certo? Também assisti ao stream do YouTube ao vivo e mantive-me atualizado sobre o que aconteceu no local. Além dos fãs do GOT7, havia muitas pessoas que apoiaram você, certo? Como se sentiu?

BB. Eu acho que é porque as pessoas estavam curiosas sobre eu ser sorteado. (risos) Sou sinceramente grato simplesmente pelo fato de que as pessoas se preocuparam e ficaram interessadas. Eu fiquei em primeiro no ranking de busca por todo o dia e até fiquei bem surpreso.

Q. Como os fãs tailandeses te chamam? Tem algum apelido especial?

BB. Têm alguns. Tem o meu nome tailandês (Kunpimook Bhuwakul), tem também outro “Ddano”, que significa “Meu filho”. Tem também “Tesouro da tailândia”, e eu gosto desse. Eu também tenho um nome coreano, Bae Munbae. Acho que meu sobrenome agora é Bae? Haha!

Nota: O humor aqui é o “bae” (before anyone else), que significa “antes de qualquer outra pessoa”. É mais frequentemente usado como um substituto para “babe”, “baby”, entre namorados. Ele quis fazer uma piada.

Q. Tem uma famosa frase para Bambam, que diz: “Para mim, Bambam chama a atenção”, certo? Isso se tornou uma boa memória agora?

BB. Essa famosa frase foi uma ajuda para meu debut. Eu nem estava na formação original para a batalha final. Foi uma pausa para os trainees, então voltei para a Tailândia, mas assim que cheguei, a empresa disse que eu tinha que voltar. Então eu voltei imediatamente e por 4 dias eu aprendi a dançar e praticar e fui na TV. Minha sorte foi boa. Foi uma oportunidade que eu nunca imaginei.

Q. Os jovens membros do Got7 que conhecemos naquela época, agora se tornaram homens suaves. Do seu ponto de vista, como é isso?

BB. Nós todos envelhecemos. (risos) Agora a nossa resistência não dá conta. Se eu não durmo direito, minhas costas doem (risos). É por isso que cuido seriamente do meu corpo também. Quando olho para os membros, penso: “Quando nos tornamos assim?” É o mesmo quando olho para o Yugyeom. Yugyeom tinha 18 anos quando ele debutou… E quando eu olho para ele agora, ele é um homem. “Quando meu amigo ficou assim?” Eu acho que Yugyeom tem os mesmos pensamentos quando olha para mim também.

Q. Todos os membros cresceram juntos. Parece que você se influenciou muito.

BB. Acho que todos aprendemos uns com os outros. Nós somos os mesmos desde os tempos em que éramos trainees até agora. Em primeiro lugar, à medida que passava tempo com os membros, minha proficiência no idioma coreano aumentou muito. No passado, eu era um “bebê” e eu também sou estrangeiro, então não sabia como transmitir minhas palavras corretamente. Eu também aprendi inglês passando tempo com os hyungs Mark e Jackson. De um para outro, também aprendi a me comportar em relação a outras pessoas. Todos nós nos esforçamos e trabalhamos duro da mesma forma. Acho que é assim que conseguimos debutar como GOT7.

style_5afe1085234c7-782x1024

Q. Em cada grupo, há pelo menos 1 ou 2 estrangeiros. Como alguém que já passou por isso, há algo que você possa dar como conselho?

BB. Eu sou alguém que não tem particularmente saudades de casa. Acho que os membros estrangeiros do GOT7 (Eu, Jackson e Mark) são muito bons em coreano. Acho que falar com confiança, mesmo que você tenha dito que algo de errado, é o melhor. Na verdade, eu não sei como aprendi (coreano), haha!

Q. Qual idioma é confortável para você quando escreve letras?

BB. Coreano, Inglês, Tailandês, nesta ordem. Para as letras coreanas, eu trabalho muito nas músicas, eu faço rap, eu componho e escrevo muito, mas quando se trata de que tipo de palavras eu deveria usar para deixar o rap legal, não tenho muita certeza. Ultimamente, também me sinto mais confortável ao digitar em coreano do que em tailandês quando estou enviando mensagens de texto.

Q. Comparado com os primeiros dias de debut, o som do GOT7 mudou. Você pode explicar isso?

BB. Estamos lentamente fazendo a música que queremos fazer, já que escrevemos e compomos todas as outras músicas do nosso álbum. Diferente de quando começamos, até a empresa nos reconhece muito agora. As pessoas da empresa, nossos fãs e outros cantores também dizem muito “Suas músicas são boas”. Nós não somos as únicas pessoas que escrevem e compõem; muitos outros artistas também fazem isso. Eu acho que é só quando escrevemos nossas próprias músicas que o caminho pode crescer mais e mais.

Q. Há outros aspectos que você gostaria de fazer?

BB. Eu costumava escrever apenas quando tentava compor, é divertido. Quando eu comecei a compor, eu aprendi sobre batidas, tambor e BPM, então eu pude entender a música um pouco mais quando estou cantando. Eu fiz “King” em apenas dois dias. Eu fui influenciado por “Pantera Negra”. Aqueles que viram o filme saberão.

Q. Há alguma música em que você gostaria de apresentar logo porque você realmente gosta da coreografia?

BB. Eu realmente queria performar Look. Não é típico, é? Já que não estamos apenas nos “encarando” de frente, fazemos isso enquanto nos viramos. Como também incluímos muitos movimentos de dança modernos, eu queria me apresentar rapidamente. Ainda assim, não estou farto disso, não importa quantas vezes dancemos. Tem uma diversão exclusiva na coreografia de Look. Eu também gosto de Hard Carry e If You Do. Seja no passado ou agora, as coreografias são “difíceis” (risos). Isso não muda. Apenas mudam os movimentos, o resto não muda. O gasto de energia (para essas danças) é enorme.

 

style_5afe10913640c-782x1024

Q. Você é um membro que é forte em performances. No que você foca quando está dançando?

BB. Eu sou assim? Mesmo? Sou muito grato, já que você pensa em mim desse jeito. Eu trabalho duro para garantir que meus movimentos sejam claros. Eu separo um movimento do outro, e tento o meu melhor para que meus movimentos não sejam incômodos de se olhar. Mas o dançarino do GOT7 é o Yugyeom.

Q. Então o que é o Bambam?

BB. Eu sou apenas o Bambam (risos).

Q. Você sempre foi determinado a ser um bom cantor. Que tipo de cantor é um bom cantor?

BB. Eu acho que é uma combinação do seu estilo de vida, hobby, personalidade e como você trata as pessoas. Se você tem uma personalidade muito ruim, mas faz uma boa música, eu acho você pode ser considerado um bom cantor/músico, mas eu não acho que você é o melhor/músico. Eu quero ser alguém que seja bom, como pessoa e em música também.

Q. Em dois dias você começará a turnê mundial novamente. Você está nervoso?

BB. Eu realmente gosto disso. Eu sinto que este ano, 2018, é um pouco diferente. Nós estamos fazendo a turnê mundial e eu também estou fazendo coisas que eu não pude fazer (anteriormente), eu acho que será o melhor ano da minha vida.

 

 

 

Fonte: Ahgawings
Tradução: Jacke

Revisão: Tamanduá
Não reproduzir sem os devidos créditos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s