Outros

JYP ultrapassa a SM e se torna a nº 1 das empresas de entretenimento… Uma ascensão vertical da nº3 → nº 1

JYP-Entertainment

A indústria do entretenimento está continuamente agitada em 2018. Mais cedo esse ano, JYP entertainment que era a 3º na indústria conseguiu o 2º lugar da YG entertainment e insatisfeitos com isso, eles finalmente conseguiram o 1º lugar da SM em termos da capitalização de mercado*.

Às 10:18 AM do dia 29 de agosto, a capitalização de mercado da JYP entertainment ficou em 1874 trilhões de Won enquanto que a SM entertainment ficou com 1853 trilhões de Wons, pouco tempo depois de escapar da 3º posição, JYP ascendeu para a 1º posição (na indústria).

Às 10:33 AM, JYP estava a frente da SM por uma pequena margem.

Mesmo que a JYP tenha tomado a frente da YG mais cedo esse ano, existe uma diferença considerável entre a SM e a JYP. SM teve boas notícias em março. SM adquiriu ações da KeyEast e da FNC Add Culture, e as menções feitas pela mídia tiveram um tremendo efeito.

Tudo isso enquanto a imagem que vem com a SM é a força de seus artistas. A aquisição da KeyEast e da FNC Add Culture foi suficiente para mostrar que eles estão planejando seus negócios então eles poderão produzir e distribuir seus conteúdos.

Se a SM e a JYP estavam próximas em termos de vendas no ano passado, as vendas da JYP não são um terço das vendas da SM. Em termos de vendas, eles não poderiam comparar com a 3º posição YG, muito menos comparar com a SM.

No entanto, se você olhar para os lucros operacionais, a situação é diferente. Os lucros operacionais da SM em 2017 foram -47% dos seus lucros em 2016. Para explicar isso de maneira simples, os lucros operacionais ganhos em 2017 são apenas metade do que aquilo que foi ganho em 2016.

No entanto, quando comparado os lucros operacionais da JYP em 2016 e 2017, é completamente o oposto da SM. Se para a SM os lucros operacionais de 2017 é de – 47% em relação a 2016, para a JYP os lucros operacionais aumentaram 40%.

Em conclusão, ainda que as vendas da JYP não possam se comparar com as da SM, JYP mostrou um aumento significante em termos de lucros operacionais, permitindo que eles abraçassem com honra o 1º lugar na indústria.

Quando se trata de mudança de geração, pelo menos para os artistas, tem muito a ver com o GOT7 e o Twice. Como substitutos do 2PM, enquanto o GOT7 pode ter carências**, a próxima geração Stray Kids está mostrando potencial***.

O surpreendente crescimento da JYP de 40% nos lucros operacionais comparado com o que foi ganho em 2016 é o sucesso por trás do GOT7 e do Twice. Ninguém pode negar que o Twice teve um papel importante na ascensão do 3º para o 1º lugar. No entanto, deve ser lembrado que o GOT7 foi que fez a base para que isso acontecesse.

GOT7 tem uma fraqueza que é não serem muito conhecidos domesticamente entre a geração de meia idade****. No entanto, a força do GOT7 é que eles são muito populares fora do país. Em 2016, enquanto o Twice estava balançando o mercado digital e físico com Cheer Up e TT, o maior contribuidor para vendas foi outra pessoa. Foi o GOT7 e não o Twice.

Por trás do íngreme crescimento da JYP, não existe apenas o Twice, a pessoa não deve ignorar o duplo efeito de ambos GOT7 e Twice que fez com essa façanha de ser 1º lugar na indústria fosse possível.

*Capitalização de Mercado: é uma estimativa do valor de mercado dessa empresa de acordo com as expectativas acerca de condições econômicas e monetárias futuras. Corresponde ao valor total das ações negociáveis da empresa, considerando-se a cotação dessas ações no mercado.

**o artigo foi escrito por um jornalista coreano, e na Coreia se valoriza muito a popularidade doméstica. No entanto, esse nova geração de KPOP que começou a debutar em 2012-2013, nós vimos que teriam grupos que seriam sucesso dentro do país, mas não teriam uma grande popularidade global, e vice-versa. JYP planejou o GOT7 para ser um Global Group, e nunca investiu em promovê-los na Coreia, essa era a estratégia da empresa: impactar o mercado global, manter uma boa imagem do grupo na Coreia e não ficar dependente do mercado doméstico. De maneira geral, na Coreia as pessoas reconhecem a popularidade internacional do GOT7, e sempre mencionam isso nos artigos e nos fóruns.

*** Frequentemente é mencionado Stray Kids e o Boystory (grupo chinês que o JYP vai debutar) como aqueles que vão assegurar o futuro da empresa.

****Quando fala sobre meia idade, eu acredito que o jornalista se refira aos adolescentes. Pelo levantamento de média de idade das pessoas que compareceram ao show do GOT7, a maioria era adulta na casa dos 20 anos (59%), adolescentes representavam uma porcentagem menor (19%), enquanto na casa dos 30 anos era 17%. GOT7 tem um fandom coreano mais adulto, e o que se espera de grupo de ídolos coreanos é que eles tenham popularidade entre os adolescentes, afinal isso se traduz em + apoio, + streams, + vendas de álbuns, + trending, + votos e + dinheiro.

 

 

 

Fonte: Mediaus
Tradução KO-ENG:
@haebitmark
Tradução ENG-PTBR:
Angel_Nessa
Revisão: L.M.S
Não reproduzir sem os devidos créditos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s