Entrevistas

Revista Esquire – Junho de 2019

Wang Jia Er: Se você gosta (do que você está fazendo), então você não se sentirá cansado

A jaqueta justa cobria Wang Jia Er, dando-lhe um olhar expressivo e delicado. Mesmo que os pulmões parecessem esmagados com o ar poluído no set, ele cooperou e trabalhou incansavelmente. Sua personalidade sincera e direta contribuiu para a boa impressão que todos no set tinham sobre ele. Eu perguntei a ele, “Tem alguma coisa que você gostaria de dizer aos leitores desta revista? – um público que tem uma boa diferença de idade de seus fãs”, Wang Jia Er parou para organizar sua expressão em mandarim: “Esse rapaz aqui só quer dizer pra você lidar com seu trabalho seriamente, pois você não vai se arrepender”.

Com dezesseis anos, Wang Jia Er decidiu não continuar com sua carreira de esgrima e se jogou na profissão da música, a qual ele gostava. Naquele ano, ele ganhou a medalha de ouro no Sabre de cadete para meninos no Ásia Junior e no campeonato de cadetes esgrimistas, e ganhou a oferta de uma bolsa de estudos de uma universidade americana. Se ele tivesse seguido o caminho definido, ele poderia totalmente ter progredido na escola e nos esportes, e continuado a lidar com a vida que a maioria das pessoas na idade dele invejavam. Andando na linha do tempo seis anos antes, quando Wang Jia Er tinha dez anos, ele foi influenciado pelo seu pai. Desde juntar-se a um clube de interesse para embarcar em sua carreira de esgrima, ele rapidamente entrou no sistema de treinamento juvenil profissional. Assim como seu pai, que era treinador do time de esgrima de Hong Kong, ele escolheu Sabre como  a modalidade de especialização. Tal pai, tal filho.

Dentro de alguns anos, ele se tornou o Campeão Júnior Asiático, Campeão de Hong Kong, Campeão Nacional … Assim como as coisas progrediram naturalmente, uma voz de repente ressoou: só posso pedir desculpas à esgrima, pois música é algo que eu sempre quis fazer, é meu sonho.

Quando ele era um atleta, seja quando estivesse praticando ou relaxando, Wang Jia Er tinha o hábito de estar de fone de ouvido, a música dava a ele uma mentalidade diferente. Antes das competições, aquelas melodias que entraram na sua cabeça fariam sua performance excepcionalmente boa; mesmo em um dia normal, música sempre foi o melhor jeito de mantê-lo equilibrado durante o treino cotidiano. Ele gosta e confia na música, e naturalmente ele não poderia estar separado dela, nem mesmo por um minuto. “Eu comecei a fazer algumas melodias e coisas no computador.” “Por que eu mesmo não tento?” O resultado de tentar é que ele não conseguia parar de fazer. Quase todas as pessoas em sua volta foram contra sua decisão de desistir da esgrima e seguir a carreira como músico. “Precipitado”, “Atrevido”, e ainda “não valoriza as coisas”, todos os tipos de opiniões envolta dele de todas as direções.

“Eu quero dizer que, na verdade, todos vocês estão certos, mas a vida é minha. Vocês conseguem sentir a minha alegria? Se um dia quando eu envelhecer eu tiver que dizer para meus netos que o avô deles um dia teve essa oportunidade… Eu desabaria pensando em um futuro assim. Não posso aceitar isso. Mesmo se eu fracassar, devo afundar por conta própria , porque só assim terei a coragem de começar tudo de novo.”

Depois de nove anos, Wang Jia Er mais uma vez compartilhou sobre sua decisão de vida, a qual ele passou sete meses para se convencer, ele ainda parecia emocionado e animado: Quando enfrentou as opções que eram incertas, escolher não acreditar em si mesmo é definitivamente algo que você poderá se arrepender por toda a sua vida. O Wang Jia Er de 16 anos de idade era como qualquer outro garoto jovem, ele também estava perdido em tomar decisões. No entanto, havia mais uma coisa que era clara – quando tenho certeza de que não posso decidir, sou ainda mais incapaz de discernir a razão das opiniões das pessoas.

De outro ponto de vista, essa é a primeira experiência na vida de Wang Jia Er onde ele convenceu seus pais a aceitarem suas decisões. “Eu acho que, não importa se você está com 25, 35 ou 45 anos, você ainda será uma criança aos olhos dos seus pais. Todos os pais no mundo podem ser os mesmos, eles amam seus filhos, fazem o melhor usando suas experiências de vida para evitar os riscos para seus filhos, e quando seus filhos querem embarcar em um desafio, pais ficam relutantes a deixarem seus filhos encararem os riscos por conta própria.” Esse processo difícil de convencimento levou sete meses, e foi elaborado e rigoroso, e a parte mais importante foi deixar naturalmente seus pais ouvirem seus planos para o futuro.

Você ainda se lembra do momento em que eles concordaram? “Eu acho que eles ficaram comovidos com os meus planos. Então eles perceberam que para manter uma paixão tão forte assim eu não tinha decidido aquilo no calor do momento.” Deixar-se entender que não há ponto final para um “eu”, de acordo com a expressão de Wang Jia Er, é absolutamente necessário na vida.

Mesmo que haja poucas oportunidades para ele pisar novamente na pista de quatorze metros, a esgrima deixou uma marca forte em Wang Jia Er. Independentemente se foi uma interação no local, um improviso no palco, ou mesmo em todos os aspectos de sua vida, seus pensamentos são claros e as reações são rápidas. Este não é um jovem que permanece nos trilhos e observa os padrões convencionais. No entanto, ao mesmo tempo, ele cumpre e obedece os princípios básicos em todas as situações. À medida que aumenta o número de decisões que ele tem de fazer em um flash durante a competição, as estratégias que ele usava também aumentavam, o que o ensinou a transformar respostas efetivas para eventos repentinos em hábitos. “Depois que eu entendi o jogo básico e as regras, pensei comigo mesmo, por que deve ser assim? Que tal tentarmos isso? Dentro das regras, existem inúmeros meios justos para se jogar.” Isso explica muito bem porque ele ficou no pódio mais alto pouco depois de começar a treinar. Um esgrimista que jogou usando seu cérebro e foi impulsionado por um grande histórico familiar está destinado a brilhar nas competições.

“Depois que eu comecei como esgrimista, passei a acreditar em mim mesmo completamente.” Ganhar não necessariamente fez Wang Jia Er feliz, ele aceitou todos os resultados que vieram depois que ele trabalhou duro, “se eu fiz o meu melhor, estou bem mesmo perdendo. Mas se ganho por sorte, isso não me deixa feliz.”

Ele entendeu isso desde que ele era pequeno: Na maioria dos eventos esportivos ou em vários tipos de trabalho, o primeiro lugar não é o adversário mais forte que não pode ser derrotado, “Por exemplo, as competições de esgrima que eu participei, os primeiros 20 atletas são, sinceramente, não muito diferentes. Quem ganha ou perde depende de seu desempenho real, sua condição é provavelmente mais importante “.

Ganhar é importante?

Trabalhar duro é o que é importante.

Cansaço é fruto de trabalho duro?

Existem dois tipos de cansaço: físico e mental. Existem riscos em tudo, seu corpo e sua mente poderão se cansar, mas eu gosto, é o processo.

Diferente de outros ídolos jovens que têm em torno a mesma idade dele, Wang Jia Er não evita nenhum tipo de pergunta, e não se importa das pessoas a sua volta zombando-o  por causa de seu “pobre Mandarim”, ele apenas educadamente se recusou ao desafio de trava-línguas no local: eu prefiro não fazer, não consigo. Pode-se observar que ele tem trabalhado duro para melhorar seu mandarim num nível alto o suficiente que possa ser bem entendido pelas pessoas e lidar com diversas situações e necessidades nesses dois anos. Enquanto falávamos, ele mencionou alguns ditados e parábolas antigas, inconscientemente.

Esse rapaz, que desistiu de seu caminho acadêmico e atlético e trata a música como a parte mais importante de sua vida, um sonho que não estava preenchido em seu coração. Wang Jia Er falou sobre a oportunidade de atuar em um filme no futuro, “se houver uma oportunidade de filme que combine comigo, não vou perder. Mas é claro, minha identidade ainda é de cantor”, para fazer bem como cantor e não decepcionar suas metas iniciais. Sem sombra de dúvidas, o gênero de filme que ele mais gosta é ação. Seria melhor se fosse um filme de ação criminal, do tipo em que as cenas de luta são muito intensas e os dublês são usados o mínimo possível, esse é seu filme dos sonhos.

Q: Você já pensou que poderia ter uma história romântica e amorosa que provavelmente se encaixaria com você no futuro?

Jackson: Eu só posso dizer que, não é isso que eu quero, o que eu quero é audiência me vendo no cinema e gritando, “Uau!” Esse tipo de filme

Q: Já pensou em como você pode convencer sua empresa a permitir que você realize esse sonho?

Jackson: Quando a oportunidade surgir, posso pensar quando eu convenci meus pais aos 16 anos (do meu sonho de ser cantor), eu acho que será muito mais fácil.

Atualmente, na maioria dos casos, Wang Jia Er está apenas considerando como melhorar sua música, e ele lida com a composição, o estúdio de gravação, a mixagem, o MV e tudo, independente de sua significância. A nova geração de músicos é mais completa, e é talvez devido ao fato de que as coisas que eles enfrentarão e devem enfrentar estão aumentando com o passar do tempo. “Completar a música é apenas metade do processo, a outra metade é promover. Mesmo que algo realmente artístico tenha sido feito, mas e ninguém assiste…Você entende no que isso vai resultar.” Para um cantor, fazer uma música é permitir-se ser movido pela melodia primeiro. Ninguém na Terra entenderá a música em cada pequeno detalhe tanto quanto a cantor, “Ninguém mais entenderá a história escondida dentro da música, do MV mais do que eu.” A indústria atual criou uma parte relativamente cruel que vem depois do segmento de composição – Ninguém vai gastar mais de 10 minutos para outra pessoa explicar seu trabalho. A dureza da escolha pode não ser necessariamente uma coisa ruim.

Sobre o tema das tendências, Wang Jia Er é respeitoso, mas não segue cegamente. Afinal, em seu livro de regras de sobrevivência, seguir o que tá na moda não se enquadra nos fundamentos básicos, “Eu acho que não há nada de ruim em seguir as tendências, também é uma escolha. Mas se um cantor decide seguir tendências, isso significa que, enquanto ele está na indústria, ele tem que garantir que ele faça parte disso”. Talvez, ser ele mesmo e é a decisão mais inteligente, aumentando sua singularidade, ele também permite que seus seguidores imediatamente reconheçam que esta é uma canção de Wang Jia Er. Ao mesmo tempo, ele também se preocupa com a gravação de sua nova música. Ele está preocupado com a diferença em sua expressão pessoal e a vontade de sua equipe, um problema que ocorrerá naturalmente depois que ele passar de um herói individual para um ídolo público. Felizmente, ninguém pode superar a perseverança em seu coração e a capacidade de sua resistência à pressão.

“Se você gosta de algo, você não vai achar difícil, cansativo ou desafiador. Há riscos para tudo, mesmo com os jogos você tem que se preocupar com sua postura ficar ruim e a visão piorar … Certo?” Ele neutralizou um assunto um pouco sério, jogando-o para baixo.

Depois de comemorar seu aniversário de 25 anos, Wang Jia Er discutiu mais sobre como manter sua ambição e seguir suas próprias decisões ainda mais. Manter a ambição parece querer liberar os desejos de cada um a qualquer momento, mas é mais parecido com uma linha que apareceu no filme de Wong Kar-wai “O Grande Mestre”: Seja sempre progressivo na maneira como você pensa e nunca pare, nem por um tempo. Ao mesmo tempo, seguir suas próprias decisões é aceitar que suas falhas são feitas no topo da base de suas decisões. Do ponto de vista de um espectador, é incerto o quanto de talento inato pode ajudar esse rapaz, considerando que os aspectos importantes de sua vida foram combatidos por ele mesmo.

Depois de inúmeras rodadas de conversa franca e expressão direta, Wang Jia Er parou de repente, não para organizar sua expressão mandarim, mas para dizer seriamente: eu falo sobre mim mesmo porque espero que minha história possa ser referência para outra pessoa. Espero que as pessoas que leem esta história possam ser elas mesmas e estejam mais próximas da pessoa que elas esperam ser. Ninguém pode ser responsável pela vida de outra pessoa, nenhum ambiente pode se parecer com uma pessoa. 

Fonte: Jackson Wang Global
Tradução: Jacke
Revisão: L.M.S
Não reproduzir sem os devidos créditos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s