Noticias

[Assunto em foco] GOT7, SISTAR, 4minute… Artistas que não podem passar de 7 anos, ‘POR QUE?’

Esse artigo saiu num portal de notícias coreano.

O grupo GOT7 afinal se dissipou. Quando a ‘teoria da transferência’ se tornou realidade, foi virtualmente desmontada.

GOT7 foi inundado por rumores de transferência e dissolução conforme relatos de separação dos membros de sua empresa (JYP Entertainment) começaram em dezembro do ano passado. No dia 10, a transferência de todos os 7 membros e um relatório detalhado sobre seus movimentos futuros atraiu a atenção dos internautas.


Membros espalhados, virtualmente desmontados (?)
 

No final do ano passado, houve a notícia de que Jinyoung, que também está ativo como ator, entrou em contato com a BH Entertainment ainda sem renovar seu contrato. A notícia de que a gravadora de hip-hop de Yugyeom, AOMG e Youngjae, recebeu uma proposta da empresa Sublime já haviam sido divulgadas. 
 

A preocupação desses fãs se tornou realidade, e a apresentação no ‘2021 Golden Disk’ no dia 10 tornou-se a última atividade do GOT7. Como os membros do GOT7 concordaram em não assinar uma renovação, o interesse em seus movimentos futuros está aumentando.

Espera-se que Jinyoung, que se estabeleceu como ator por meio de vários trabalhos, comece uma carreira integral como ator, e se Yugyeom se juntar à AOMG, que está crescendo em tamanho devido a aquisição de Lee Lee e outros, espera-se que ele venha com músicas que mostrem algo de hip-hop sendo um artista solo. O líder JB também está se preparando para um novo começo, pois muitas agências estão enviando propostas.

Espera-se que Jackson se empenhe em suas atividades globais por meio de seu selo global ‘Team Wang’, e BamBam também estará ativo na Tailândia e na Coréia ao mesmo tempo. Dizem que o Mark retornará aos Estados Unidos, onde está sua família, e passará algum tempo por lá.

A JYP Entertainment disse: “Em 19 de janeiro, tivemos uma discussão profunda com os membros antes do término do contrato de exclusividade com o grupo GOT7. Como resultado, ambos os lados decidiram não prosseguir com a renovação do contrato sob um acordo, desejando um futuro mais novo. ”

Como os sete membros se espalharam, a teoria do fim do grupo veio à tona. Dessa forma, os membros do GOT7 descartaram as preocupações dos fãs ao deixarem uma mensagem diretamente nas redes sociais. Eles postaram a imagem completa do grupo em suas redes sociais e adicionaram a frase “# GOT7 Forever”. “Os últimos sete anos tem sido os melhores da minha vida”, tuitou Mark. “Não é o fim, é apenas o começo ”, ele disse. “Nós 7 entregaremos a melhor versão para você até o fim.” JB disse JB no Instagram no dia 11, “Exceto por dizer obrigado às meninas (fandom) … obrigado.”

O que é ‘7 Years Jinx’ (7 anos de azar) que GOT7 não pode ultrapassar? Em julho de 2009, a Fair Trade Commission promulgou os termos e condições padrão de um contrato para uso exclusivo das celebridades, incluindo que o contrato exclusivo entre uma agência de entretenimento e um ator/um artista não pode exceder 7 anos.

Assim, no momento da renovação do contrato sete anos após seu debute, muitos grupos se espalharam sem superar a crise, então apelidos como ‘7 Years Jinx’ (7 anos de azar) e ‘Seven Years of Devil’ (setes anos do diabo) foram dados.

O grupo feminino Sistar também anunciou sua dissolução após 7 anos de seu debute em 2017.  Da mesma forma como o grupo que se separou após 7 anos de seu debute, SISTAR, 4Minute anunciou a dissolução do grupo em junho de 2016 e decidiu se concentrar nas atividades individuais de cada membro. Tem 2NE1, que se dissolvou em novembro de 2010*.  Além disso, em 2018, Fiesta e Tahiti também foram se dissolveram após 7 anos. Miss A, Secret, Children of the Empire, Infinite, Teen Top, B1A4, BAP , etc. também passaram pelas etapas de dissolução sem conseguirem ultrapassar os 7 anos de azar. 

Para impedir os 7 anos de azar… a confiança entre o artista e a agência é importante

Então, que método é necessário para impedir os 7 anos de azar? No final, é ‘confiança’. Claro que isso não significa que GOT7 está deixando a empresa porque eles não podem construir uma relação de confiança com a JYP Entertainment. Se você quiser focar na atuação ao invés de cantar, você deve escolher uma empresa focada em atuação, ou você talvez queira deixar o grupo porque você quer seguir um caminho completamente diferente, como MC ou BJ**.


No entanto, também existem muitos grupos que seguem constantemente o caminho de confiança entre os membros e a empresa. O mito da longevidade do grupo é representativo. Por exemplo, BTS assinou a renovação de seu contrato após 7 anos. Apink tem mantido o grupo por mais de 10 anos, mantendo um forte relacionamento entre a empresa e os membros. Em particular, os grupos de garotas são mais dependentes de tendências (moda) do que os grupos de garotos, então sua vida útil é mais curta e há relativamente mais discórdias entre os membros, mas Apink é considerado um caso exemplar, pois mantém um relacionamento duradouro. 

Mesmo que esteja legalmente conectado, a sobrevivência do grupo, que está ativo há 7 anos, é possível porque alguns fãs sempre os tem amado por 7 anos. Espero que muitos artistas domésticos (coreanos) possam passar pelos 7 anos de azar e assim o amor dos fãs que os amaram por 7 anos não terá sido em vão.

Fonte original: https://www.ajunews.com/view/20210112104331442

 

Nota:

*correção: o grupo se dissolveu em janeiro de 2017, e não em 2010 como mencionado no original.

** MC = apresentador de TV; BJ coreano: igual a profissão de youtuber, só que geralmente eles utilizam um canal diferente para streaming, claro que também podem usar o YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s