Outros

Team Wang é parte da JYP entertainment? Jackson é contratado da 88rising?

Vamos responder essa perguntar e muito mais sobre a Team Wang.

Primeiro, Team Wang não é parte da JYP entertainment. O Jackson é o CEO da Team Wang.

Em uma entrevista, Jackson disse que conversou com a JYP entertainment para que ele pudesse fundar sua própria empresa e assim trabalhar em suas atividades solo. Segundo ele, a JYP entertainment deu bastante apoio.

Ainda segundo o Jackson, a JYP entertainment ofereceu ajuda e aconselhamento uma vez que eles eram profissionais, porém ele disse que queria fazer as coisas por ele mesmo, pois sentia que somente assim ele poderia crescer.

Enquanto preparava seu primeiro solo chinês “Papillon”, Jackson teve que organizar equipe, passagens aéreas, hotéis, taxas, salários, contratos e tudo mais relacionado ao lançamento de seu solo.

iMe Asia - Jackson Wang to release anticipated debut... | Facebook


Na época que o Jackson estava na JYP entertainment (16/01/2014 a 19/01/2021), o Jackson não podia promover ou mencionar nada com o logo da Team Wang ou mesmo lançar músicas na Coréia do Sul e no Japão devido a questões contratuais com a empresa e patrocinadores.

E quanto aos lucros?
Quando GOT7 apareceu no programa de rádio SBS Power FM Cultshow em setembro de 2018, o apresentador perguntou o que os membros fizeram no feriado de Chuseok, Jackson disse que trabalhou e na China, e quando questionado sobre trabalhar para si mesmo, ele confessou que a empresa levava uma parte também.

Apesar de ganhar uma porcentagem dos lucros, a JYP entertainment não se envolvia em nenhum projeto da Team Wang, lembrando que o Jackson pediu que ele pudesse cuidar de sua empresa sozinho, essa situação é diferente do que acontecia com as atividades solos e duos (JJ Project, JUS2) dos demais membros.

O álbum MIRRORS foi lançado pela JYP PUBLISHING, uma vez que o Jackson ainda era um artista da JYP entertainment.

JYP GROUPS on Twitter: "MIRRORS is under JYPE Publishing because Jackson is  under JYP Publishing. Jackson is a JYPE Artist.… https://t.co/tgnsfPuzOJ"

Alguns artigos publicados na Coréia do Sul mencionam a importância dos lucros da Team Wang para a JYP entertainment.

“A razão por trás da excelente performance da JYP entertainment é o aumento da venda de álbuns e música do Twice e GOT7. Pesquisador Ki-Hoon Lee da Hana Financial Investiment disse ‘A contribuição das atividades chinesas do Jackson do GOT7, álbum do Twice e vendas MD, YouTube, etc. foram melhores do experado’. Considerando que lucro operacional é de 5,7 bilhões de won”

Dificilmente artistas e empresas falam sobre detalhes de contratos e negócios de maneira pública. No entanto, algumas vezes esses detalhes são revelados por jornalistas coreanos, especialmente os especializados no mercado de entretenimento coreano.


O que se sabe é que a JYP entretainment costuma a dividir os lucros dessa maneira:

JYP ENTERTAINMENT
Anos de contrato: 7 anos
Vendas físicas (álbuns): empresa (50%), artista (50%)
Vendas físicas (álbuns) após a renovação: empresa (30%), artista (70%)
Eventos: empresa (60%), artista (40%)
Promoções fora da Coréia do Sul: empresa (50%), artista (50%)

A JYP entretainment é uma das poucas empresas que divide os lucros com os artistas desde o debut, enquanto a maioria espera que eles atinjam o chamado “break point” (se tornem populares) para iniciar a divisão de lucros.

Com o fim do contrato do Jackson com a JYP entertainment, que aconteceu nesse mês (janeiro de 2021), não sabemos se a JYP entertainment continuará recebendo uma parte dos lucros da Team Wang, pois existe a possibilidade da JYP entertainment ser acionista da Team Wang.


Sobre 88rising:

88rising - Wikipedia


Jackson não é um artista da 88rising. As músicas do Jackson são lançadas pela plataforma de música asiática/estúdio de criação 88rising, com a qual Team Wang faz parceria para o lançamento das músicas.

O futuro da Team Wang…

Team Wang ✨ | Got7 jackson, Jackson wang, Wang


Team Wang começou com 2 pessoas, e em 2020 contava com 40 a 50 empregados em diferentes divisões, dentre essas divisões tem a divisão de produção que faz música para artistas, marcas, filmes e dramas. Além disso, Team Wang ajuda pessoas com a filmagem de mvs.

Ao ser perguntado se no futuro, ele tem planos de no futuro recrutar trainees para a Team Wang, Jackson respondeu “Eu realmente quero que a Team Wang no futuro se transforme em uma empresa de entretenimento como, vocês sabem, a JYP. Isso é parte do meu sonho, eu acho que isso é parte de um novo capítulo na minha vida, depois de artista, eu anseio muito por isso, está definitivamente na minha lista de coisas a fazer”.

Fonte: diversas entrevistas que o Jackson deu, sites de notícias internacionais sobre KPOP (allkpop, soompi), site de notícias internacional buzzfeed), sites que traduzem artigos coreanos (quora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s